300517-cotidiano-aftosa-agenciadenoticias

Acre pode não alcançar meta de vacinação contra aftosa

Idaf tem que vacinar 1,1 milhão até quarta-feira (30)

O Acre precisa vacinar 1,1 milhão cabeças de gado contra a febre aftosa. Até agora pouco mais de 800 mil animais, correspondente a 44% da meta, foram vacinados.
Segundo o Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf), os pecuaristas podem declarar a vacina até o dia 15 de junho, mas o prazo para aplicar a dose vai até dia 31, próxima quarta-feira.

“Até o dia 15 é que o produtor procura mais nosso escritório. Nesse momento ele está preocupado em adquirir a vacina, vacinar seu rebanho e depois é que ele procura os escritórios do Idaf para fazer a comunicação do registro da vacinação”, explica o coordenador de aftosa do Idaf, Jean Carlos Torres.

Neste final de semana o Idaf conferiu de perto a comercialização da vacina nas casas agropecuárias pra avaliar o andamento da campanha. Não está descartada a possibilidade de prorrogar o prazo de vacinação já que as chuvas atrapalharam o trabalho dos produtores.

“Em maio tem ocorrido chuvas intercaladas que tem dificultado acessos. Os acessos rurais são ruins e também o manejo em currais. O curral encharcado e o produtor refuga um pouco de levar os animais para o manejo”, explica.

No ano passado, 99% da meta foi atingida. A multa para o produtor que deixar de vacinar o gado contra a aftosa é de R$ 5 por cabeça. A vacina é importante para que o Acre continue com o selo de zona livre da aftosa.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*