050619-conferencia-saude

Acre recebe 8ª Conferência Estadual de Saúde

Evento debate politicas públicas para melhoria do setor

Com participação de sindicatos, gestores públicos, usuários, tralhadores e delegados ocorre a 8ª Conferência Estadual de Saúde no Acre. O evento é realizado no teatro universitário da Ufac.

O objetivo do evento é discutir propostas e diretrizes para formar uma política pública voltada a melhorar o setor em todos os sentidos. “Essa conferencia tem o tema central democracia e saúde, e três sub eixos temáticos que é reafirmar o direito a saúde, consolidação do Sus e financiamento da saúde”, explicou o presidente do Conselho Estadual de Saúde, Carlos Henrique Lima.

Desses debates e do documento elaborado no encontro, serão realizados encaminhamentos para o governo realizar o plano estadual de saúde que vai direcionar os serviços pelos próximos quatro anos. Daqui também saem indicações para serem apresentadas na conferência nacional, marcada para agosto, em Brasília. “A ideia das conferencias é pautar as diretrizes para as políticas de saúde para o país, a partir dela o Conselho Nacional de Saúde encaminha essas diretrizes para o Ministério da Saúde, que junto com o Conas e Conasm, organizam o que seria o plano de saúde e organizar essa agenda, baseada nas diretrizes que saem das conferencias”, comentou o consultor do Conselho Nacional de Saúde, Suetônio Queiroz.

As discussões também ficaram voltadas a atual situação de crise que passa a saúde do Acre. “Quando você reafirma a necessidade de ter um Sistema Único de Saúde universal que atenda todas as necessidades da sociedade, nós estamos falando de gestão, de eficiência de gestão e de necessidades de financiamento” concluiu Carlos Lima.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*