0209-cotidiano-transito

Acre registra mais de 3 mil acidentes de trânsito

São, em média, 17,7 acidentes por dia

Estatísticas do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) revelam que o número total de acidentes registrados nos primeiros seis meses deste ano é menor que o de 2013. Mas, isso não significa que seja um número baixo.

Entre janeiro e junho foram 3.202 colisões. São, em média, 17,7 acidentes por dia. Ano passado foram 3.347. A redução foi de apenas 4%. Os números excluem as rodovias federais que cortam o Acre.

O Governo do Acre comemora, mesmo com números pouco favoráveis. “Trabalhamos o trânsito em três eixos: a fiscalização, engenharia de tráfego e educação. Os investimentos que vêm sendo realizados fazem com que tenhamos mais segurança”, destacou a diretora do Detran/AC, Sawana Carvalho.

A fiscalização eletrônica, por meio de radares, também contribuiu nessa diminuição. “Isso fortaleceu a segurança no trânsito, principalmente nos horários de picos e dias da semana”, enfatizou.

Outros levantamentos do Detran também apontam baixa nas taxas de acidentes. Naqueles com vítimas não fatais, o valor é 10% menor. Em 2014, foram 996 registros contra 1.108 no ano passado.

Neste primeiro semestre, 23 pessoas perderam a vida nas ruas e rodovias dos 22 municípios. Na comparação com o mesmo período de 2013, a diminuição chega a 53%. “A gente precisa da conscientização e valorização da vida. O respeito a sinalização de trânsito é a saída para redução de acidentes”, pontuou Carvalho.

Atualmente, circulam no estado mais de 214 mil veículos. Mais da metade, somente, em Rio Branco. Por mês são emplacados, em média, 700 novos automóveis.

Deixe uma resposta