thumb medicamentos

Acreanos passam por pesquisa sobre automedicação

Mais de mil internações por intoxicação foram registradas

A população de Rio Branco, Cruzeiro do Sul e Bujari passará por entrevista sobre a automedicação nesta sábado (5). A entrevista faz parte da coleta de dados da Pesquisa Nacional sobre Acesso, Utilização e Promoção do Uso Racional de Medicamentos (PNAUM), do Ministério da Saúde.
No país serão entrevistados 38,4 mil pessoas em 245 municípios brasileiros, sobre temas como o uso de remédios, acesso aos produtos no Sistema Único de Saúde (SUS), uso racional de medicamentos e a automedicação.
No estado do Acre serão cerca de 400 moradores. O público será dividido por gênero, escolaridade e em sete faixas etárias – desde crianças a idosos. As informações serão transmitidas em tempo real por tablets. A previsão é que os dados do inquérito estejam finalizados até o início de 2014.
A pesquisa vai mostrar como é a utilização dos medicamentos para as doenças mais comuns e para as crônicas. O levantamento também vai revelar se as pessoas seguem as prescrições médicas e se persistem no tratamento com medicamentos; se há variação no acesso aos remédios de acordo com condições sociais, econômicas e demográficas; e a avaliação dos serviços de assistência farmacêutica na Atenção Básica e uso racional de medicamentos da população.
Nos últimos cinco anos, houve quase 60 mil internações por intoxicação medicamentosa. No estado do Acre, neste período, foram registradas 1.716 internações por intoxicação de medicamentos.

Deixe uma resposta