Psicólogo fala sobre prevenção e combate ao suicídio

Desde 2014, a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) organiza o Setembro Amarelo

Desde 2014, a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), em parceria com o Conselho Federal de Medicina, organiza nacionalmente o Setembro Amarelo. O dia 10 deste mês é, oficialmente, o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, mas a campanha acontece durante todo o ano.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o suicídio é a terceira maior causa de morte de jovens brasileiros de 15 a 29 anos.  Por isso, o site Agazeta.net conversou com o psicólogo Antônio Mota sobre saúde mental e o Setembro Amarelo, mês de prevenção e combate ao suicídio.

“Esse tema é importantíssimo, não só para o mês de conscientização, mas para a vida inteira. Setembro é muito além do que uma oportunidade de se combater e falar de suicídio, é um mês de valorização da vida e precisa ser lembrado”, explicou Mota.

O Centro de Valorização da Vida realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo pelo telefone 188, email e chat 24 horas todos os dias.

Confira a entrevista na íntegra:

Deixe uma resposta