311017-cotidiano-enem-tvgazeta

Ajustes finais na reta final para as provas do Enem

No Acre, 54,3 mil candidatos fazem o exame

As provas do Exame Nacional do Ensino médio (Enem) 2017 serão aplicadas nos próximos dois domingos (dia 5 e 12), em todo o país. No Acre, 54.379 candidatos estão inscritos. Desse total, a maioria dos participantes é da Capital com 34.710 candidatos, seguido do município de Cruzeiro do Sul com 8.240.

Além da mudança dos dias de aplicação das provas, o Ministério da Educação fez uma readequação no conteúdo do teste. Os candidatos farão a prova de Linguagens e suas Tecnologias, Ciências Humanas e Redação no primeiro dia. Matemática e Ciências da Natureza ocorrem no segundo domingo de provas.

Para o professor Gilberto Hadad, a avaliação é de que essa mudança será benéfica aos alunos. “Eles desvincularam a prova de Linguagens da prova de Matemática. E o foco do Enem são essas duas disciplinas, que estavam sendo feitas no mesmo dia e estava complicando para o aluno, porque todas duas têm questões de textos enormes. Agora ficou mais equilibrada a prova e vai facilitar para o aluno”.

E, para garantir a tão sonhada vaga numa universidade pública, a rotina de estudos de muitos jovens é extensa. Esse é o exemplo de Nicolas Rocha. O jovem de 17 anos terminou o Ensino Médio ano passado. Este ano, a dedicação foi exclusiva com foco para o Enem.

Nicolas estuda cerca de 12 horas por dia. “Não é uma prova difícil, mas é muito concorrida. Devemos procurar estudar mais as áreas de peso. No caso do meu curso, Exatas, Natureza e a Redação, que é peso para tudo. Então, nessas áreas que eu tento focar mais”.

O jovem conta ainda, que abdicou de muita coisa para alcançar o objetivo. “Esse ano eu não saí com os meus amigos; esse ano fiquei sem celular até dois meses atrás. Então, o foco foi basicamente meus estudos mesmo”.

No Estado, os testes acontecem em 17 municípios. Os portões dos locais de provas fecham às 10h, horário Acre.

O exame é o principal instrumento para o ingresso de estudantes nas universidades públicas brasileiras. Os testes são de responsabilidade do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*