1010-cotidiano-amigasdaalegria-tvgazeta

Alegria é usada como remédio para tratar câncer

Amigas da Alegria combatem câncer infantil.

Grupo de estudantes do terceiro período de Biomedicina da Uninorte desenvolve trabalho voluntário junto com as crianças portadoras de câncer. No Hospital do Câncer, localizado no HC de Rio Branco, a presença das “Amigas da Alegria” muda a rotina do lugar.

Na semana que maraca a celebração do Dia das Crianças não foi diferente. Segundo a coordenadora do núcleo de atendimento às crianças, Sebastiana Maria, cerca e 70 pacientes encontram-se em tratamento.

Algumas crianças estão em fase terminal, apesar de pouco tempo de vida. A coordenadora relata ainda que a maioria dos internos é formada por crianças entre 2 a 13 anos.
Para as estudantes, há uma explicação fisiológica para mostrar o impacto da alegria no processo de cura: há o estímulo da liberação das endorfinas, passando a sensação de relaxamento, bom humor, o que fortalece o sistema imunológico dos pacientes.

Por isso, a coordenação da Unidade de Tratamento de Câncer valoriza a data que celebra o Dia das Crianças. “É de vital importância na vida dos internos”, alegra-se a coordenadora Sebastiana Maria. “As crianças ficam bastante ansiosas pela chegada do dia onde participam de brincadeiras pedagógicas, café da manhã e a distribuição de brinquedos que são doados por pessoas anônimas.

Deixe uma resposta