230519-ecoponto-ufac

Alunos da Ufac criam ponto de descarte para pilhas e baterias

Ecoponto ficará aberto a comunidade diariamente

Os acadêmicos de Engenharia Elétrica da Universidade Federal do Acre (Ufac), Lucas Matheus de Sousa Lima e Ricardo de Paula Freitas, montaram um ‘ecoponto’ para o descarte correto de pilhas e baterias na coordenação do curso, aberto à comunidade diariamente.

“Nós tivemos a ideia quando nosso vice coordenador levou uns panfletos do ecoponto da prefeitura, localizado no bairro Tucumã. Aí pegamos uma caixa, identificamos e avisamos aos colegas de curso”, esclarece Lucas Matheus.

O aluno explica ainda que o descarte correto significa cuidar do meio ambiente, visto que os metais pesados das pilhas e baterias contaminam o solo e os lençóis freáticos. “Na Engenharia Elétrica nós usamos muita pilha, principalmente em calculadoras”.

As pilhas recicladas passam por um processo de trituração, em seguida ocorre o processo químico onde alguns materiais são retirados e por fim, o processo térmico, para a retirada do zinco para ser utilizado em novas pilhas. Todas pilhas e baterias conseguem ser recicladas.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*