290319-criancas-mudas

Alunos participam de aula em campo sobre meio ambiente

Crianças tiveram a oportunidade de plantar mudas

Os alunos da escola Padre Peregrino do Conjunto Tucumã participaram nesta sexta-feira (29) de uma aula diferente, fora da sala de aula.

A escola promoveu uma aula de campo para que os alunos tivessem a oportunidade de ter contato com o meio ambiente. Cada criança tinha a missão de plantar uma muda, ajudando a revitalizar a nascente do igarapé de amor, que brota dentro do Batalhão de Operações Especiais, o BOPE.

“Eu achei muito legal que a gente está ensinando as pessoas a nao poluir os rios, igarapés e a gente está aprendendo que não pode maltratar a natureza”, disse o aluno Joan Kaique Lima.

A Maria Eduarda, 8 anos, curtiu a experiência e está com o discurso afiado quando se trata de salvar a natureza. “A mensagem que eu deixo é que não poluam a água e nem os seres naturais”, falou.

Cerca de 400 mudas foram plantadas ao redor da nascente, contribuindo com a recuperação da fonte de água. A molecada foi acompanhada pelo professor Claudemir Mesquita, um defensor do meio ambiente e que não desiste nunca da luta pela preservação da fonte essencial da vida, a agua.

“O nosso objetivo maior é alcançar a sustentabilidade e tudo isso eu encontro na criança que vai gestar o futuro desse igarapé e da região acreana. Se eles crescerem com uma consciência melhor e se a gente deixar uma pessoa boa no planeta ele vai cuidar da terra para a eternidade e é isso que a gente busca na nossa vida ambiental”, declarou o professor, Claudemir Mesquita.

Nos últimos anos a quantidade de nascentes foi reduzida drasticamente por conta da expansão urbanas. Os poucos igarapés que restaram acabaram se tornando depósitos de lixo e esgotos como o caso do São Francisco e do Judia.

A iniciativa foi desenvolvida pela Câmara Municipal de Rio Branco em parceria com as Secretarias de Meio Ambiente, Municipal e Estadual, além do Bope.

Sonora: S. costa – tenente do Bope

O Tenente do Bope, S. Costa, disse que é uma ação louvável. “Através da Câmara Municipal estamos fazendo uma ação de plantio de mudas aqui na área do Bope com o apoio dessa criançada que vai ser incentivada a cada dia mais preservar o meio ambientes”.

“Os recursos hídricos estão ficando escassos e se nós com cidadãos, parlamentares, autoridades não tivermos um olhar especial para questão da preservação daqui um tempo iremos ter uma escassez. Estou muito feliz com a ação realizada aonde envolvemos as crianças demonstrando a conscientização do que é preservar as nascentes para que futuramente não tenhamos um impacto maior no nosso rio”, concluiu a Vereadora Elzinha Soares.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*