010319-detran-app-desconto-multas

Aplicativo garante desconto em multas do Detran

Implantado há quase 2 anos, poucos conhecem o benefício

Excesso de velocidade e estacionar em local não permitido são algumas das infrações mais comuns hoje em dia. Falar ao telefone celular e não usar o cinto também são atitudes bastante comuns ente os motoristas infratores. As multas podem variar de infrações leves até gravíssimas, e os valores, esses sim, sempre vão pesar no bolso do condutor.

Mas um aplicativo chega para fazer com que essas multas pesem menos no bolso. O SNE, Sistema de Notificação Eletrônica, é prático, fácil e seguro, e ainda possibilita um desconto de 40 por cento na multa aplicada.

O DETRAN no Acre aderiu ao sistema em 2017, mas ainda é baixo o número de motoristas cadastrados. Em todo estado, menos de duas mil pessoas conhecem e utilizam o SNE. “É válido para todas as multas, o primeiro cadastro precisa ser feito antes da emissão da notificação da penalidade que é aquela segunda notificação que vem com boleto pra pagamento” explicou Heretuza Pessoa, chefe da divisão de multas do Detran-AC.

Para ter acesso ao SNE, o motorista precisa ou baixar o aplicativo, ou usar a versão na Web. Daí basta seguir os passos para efetivar o cadastro e pronto.

Depois de liberado o acesso, todas as infrações cometidas passam a ser enviadas pelo próprio sistema. Ao condutor, ao ser notificado de uma nova multa, cabe escolher se vai entrar com um recurso e tentar os 20 por cento de desconto, ou abrir mão dele, reconhecendo a infração, e garantindo 40 por cento de abatimento.

No caso do autônomo Thalisson Santos, ele achou melhor recorrer. A infração seria ultrapassar o sinal vermelho, que ele garante não ter cometido. Nesse caso, para ele, o desconto do sistema não seria a melhor solução. “O sinal diz que eu passei no vermelho, mas eu não passei.”

Já o autônomo Clerton Nascimento, pensa um pouco diferente. Afinal, são 40 por cento de desconto, e nem sempre o recurso é garantia de causa ganha. “Tudo que vem de economia pro cidadão é benéfico pra gente, apesar de nunca a gente fica contente em pagar multa, mas tendo um desconto já é alguma coisa.”

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*