050917-cotidiano-cuidados-veiculos

Aprenda a manter o automóvel sempre novo

Atitude garante o bom funcionamento do veículo

Além da beleza e da imponência de um veículo em perfeito estado, manter o carro em excelentes condições assegura o bom funcionamento geral e garante uma direção mais segura para o motorista e os passageiros.

Algumas dicas ajudam a conservar o automóvel por muito mais tempo, diminuindo gastos inesperados com reparos e outros problemas que podem ocorrer.
Carro sempre novo

Dirigir com prudência é importante não só para a segurança dos ocupantes mas também para a saúde do carro. Frear bruscamente, trocar as marchas constantemente sem que haja real necessidade e passar de forma incauta sobre buracos e obstáculos, por exemplo, são atitudes que sobrecarregam o motor, abalam a estrutura interna e podem causar danos.

Se você adquiriu um carro novo, fique sempre atento às facilidades e vantagens oferecidas pelas montadoras, que vão desde revisões a preços menores a assistências especializadas. A empresa Citroën, por exemplo, disponibiliza aos compradores de alguns modelos de seus veículos o serviço de revisão a R$ 1 por dia (ou, no total, R$ 365 por ano), reduzindo o custo das manutenções periódicas.

Cuide da parte externa do carro. Proteja a lataria dos raios UV, que causam desgaste na pintura e ocasionam o aparecimento de ferrugem, mantendo o veículo estacionado à sombra. Caso não seja possível, utilize capas de proteção, sempre verificando se elas estão secas, limpas, e possuem ventilação adequada.

Atenção aos pneus! Eles devem estar calibrados corretamente, conforme a pressão indicada pelo fabricante, preservando assim a durabilidade dos próprios pneus, das rodas, da suspensão, e otimizando o consumo de combustível. Aliás, esse é um ponto importante: só compre combustível em postos autorizados e de confiança, pois o veículo pode sofrer graves danos com o uso de produtos adulterados.

Faça alinhamentos mensais da suspensão e mantenha-se alerta em relação a barulhos incomuns que o carro venha a apresentar. Caso isto ocorra, procure um mecânico de confiança o mais rápido possível, evitando assim acidentes e prejuízos.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*