271117-cotidiano-bombeirosconcurso-tvgazeta

Associação registra déficit de policiais bombeiros

Há 530 soldados quando ideal seria 1,86 mil

A Associação dos Praças e Bombeiros Militares do Acre (APRABMAC) cobra da Secretaria de Gestão Administrativa do Estado a realização do concurso dos bombeiros. Na semana passada, um ofício foi enviado à secretaria cobrando informações sobre a publicação do edital.

De acordo com presidente da APRABMAC, Abraão Pupio, atualmente existem 530 bombeiros na ativa em todo o Acre, sendo que, por lei, o Estado deveria ter 1865, ou seja, eles trabalham com menos de 1/3 do efetivo necessário.

“Uma preocupação nossa é que as nossas atividades tem crescido, aumentado a demanda e se diversificado, ao passo que muitos militares nosso estão indo para a reserva remunerada”, afirmou Pupio.

Ainda segundo o presidente da associação, no início deste ano, o governo anunciou que seria realizado um concurso público, mas até o momento o edital não foi publicado. “Depois não se falou mais sobre o concurso. A gente não consegue mais ter informação sobre quando se publica o edital, qual a empresa que vai promover o certame e tem um detalhe: muitos jovens largaram até o emprego para estudar para o concurso, vieram do interior para Capital e nos cobram isso. E até agora não temos nenhuma novidade”.

O representante do setor de concursos da SGA explicou que ainda não há banca para aplicar a prova. Será aberta ainda licitação para escolha da empresa. Ele não falou sobre prazos.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*