Aulas presenciais do município retornaram nesta segunda-feira

Volta das atividades está sendo feita de forma gradual e seguindo cronograma

A Rede Municipal de Educação de Rio Branco retornou nesta segunda-feira (18) às aulas presenciais, após quase dois anos com o ensino remoto. O retorno das atividades está sendo feito de forma gradual e seguindo um cronograma.

O ensino presencial ficou organizado da seguinte forma: nesta segunda-feira, retornou um terço dos alunos do 5º ano e da Educação de Jovens e Adultos (EJA), do Ensino fundamental em 30 escolas. Na próxima segunda, dia 25 de outubro, volta para sala de aula um terço do Pré-escola II de 40 instituições educativas. Além disso, ocorrerá o retorno de 12 escolas Ensino Fundamental e 8 espaços alternativos.

Já no dia 8 de novembro é a vez de um terço dos alunos do 3º e 4º ano do Ensino Fundamental. Em 16 de novembro, um terço dos alunos do 1º e do 2º ano do Ensino Fundamental retorna para sala de aula. No dia 22 de novembro, será a vez de um terço das crianças do Pré-escola I, e da creche de 40 instituições educativas exclusivas de Educação Infantil.

Além de 12 escolas do Ensino Fundamental, de oito espaços alternativos e de 14 creches. Já no dia 20 dezembro, será elevado o percentual de alunos e crianças para 50% em todas as instituições educativas da rede municipal.

A Secretaria Municipal de Educação realiza reuniões com os profissionais da rede para repassar orientações e esclarecer dúvidas. Com 22 mil alunos matriculados, eles perceberam uma redução no número de estudantes. E para trazer de volta esses alunos, o período de rematrículas permanece aberto.

“Nós fazemos chamamento aos pais, para que procurem aquelas escolas que os filhos estavam estudando e que está próximo da residência deles, para que vão fazer matrícula ou rematrícula, e o do ensino EJA também, pois estamos começando dia 18. Queremos que todos venham para as nossas escolas”, afirmou a Secretaria Municipal de Educação, Nabiha Bestene.

Esse retorno foi planejado dentro da atual classificação de nível de risco estipulada pelo comitê Pacto Acre Sem Covid. Para atender a todas as exigências e garantir a segurança dos alunos e professores, e a retomada ser de forma gradual, no formato híbrido e escalonado.

Entre as medidas que são adotadas estão, o uso obrigatório de máscaras, álcool em gel para higienização das mãos, e distanciamento de 1,5 metros entre as cadeiras na sala de aula e nas filas na hora de servir o lanche.

 

Com informações de Débora Ribeiro

Deixe uma resposta