020218-cotidiano-febreamarela-tvgazeta

Aumenta procura por vacina contra febre amarela

Quem procurar postos tem que provar viagem

Grande correria de moradores de Rio Branco pela vacina contra a febre amarela leva Secretaria de Saúde de Rio Branco a editar regras para atendimento ao público. A dose será disponibilizada apenas para quem comprovar que vai viajar para os estados onde existem casos da doença.

A secretaria descobriu que muitas pessoas mentem e criam uma viagem para conseguir a vacina. Por isso, a partir de agora, quem procurar os postos vai ter que provar que vai viajar.

No posto de saúde na entrada do bairro Taquari, foi criado dias específicos para vacinação para a febre amarela: só segundas e quartas-feiras. A procura pela dose multiplicou-se nos últimos dias com o avanço da doença nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo.

Segundo a enfermeira Diana Menezes, em média, 100 pessoas procuram por semana o posto em busca de evitar a febre amarela. “Para conseguir a medicação informam que vão viajar e assim conseguem a vacina, mesmo desconfiando a gente termina cedendo”, lamentou.

O secretário de Saúde de Rio Branco informou que as vacinas estão disponíveis para crianças de 9 meses, dose obrigatória e o reforço aos 4 anos. Quem tomou aquela dose de reforço no período de 10 anos não precisa mais se vacinar. A exceção apenas para quem for viajar nos locais com casos da doença ou para viagens internacionais.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*