thumb bolsafamilia13

Bolsa Família: termina hoje prazo para recadastramento

No Acre, mais de 73 mil famílias são atendidas pelo programa

Termina nesta sexta-feira, 13, o prazo para a atualização de dados junto à gestão local do Programa Bolsa Família. Os beneficiários que estão há mais de dois anos sem revisar suas informações no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federa precisam fazer o recadastramento, sob pena de perder o benefício.

No último dia 8, o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) lançou sobre a atualização cadastral do Bolsa Família.

A peça orienta como as famílias podem verificar se estão com os dados desatualizados. Segundo levantamento realizado pelo MDS, até o fim de agosto, mais de 1,3 milhão de famílias ainda precisam comparecer nas prefeituras.

Para a secretária adjunta de Renda de Cidadania do MDS, Letícia Bartholo, a iniciativa cria mais um canal de contato com as pessoas que recebem o programa. “Ações de comunicação com as famílias beneficiárias do Bolsa Família é condição essencial para o êxito do programa, seja na dimensão do cumprimento das condicionalidades de educação e de saúde, seja para a revisão cadastral.”

Além da campanha, o ministério também já enviou um comunicado para a casa das famílias e avisa todos os meses, por meio do extrato do benefício, se a família deve procurar o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do município ou a prefeitura.

Os dados que precisam ser atualizados são: endereço, telefone, renda, documentação, composição familiar e informações sobre as escolas das crianças e adolescentes.

O beneficiário deverá apresentar os documentos de identificação pessoal do responsável familiar e das demais pessoas da família, comprovante de residência e conta de energia elétrica, entre outros, que ajudem na qualificação da coleta de informações.

Deixe uma resposta