160419-feria-peixe-bujacity

Bujari realiza 15ª Edição da Feire do Peixe

Expectativa de venda de 15 toneladas de pescado este ano

A 15ª Edição da Feira do Peixe no Bujari é realizada pela prefeitura do município em parceria com o governo do Estado, Incra e Ministério da Agricultura. Ao todo, são 33 produtores de pescado e hortifrutigranjeiro participando da feira.

O piscicultor Jenilson Lima mora no quilômetro 40 da estrada de Sena Madureira. Ele aposta na diversidade de espécies para atrair o consumidor. “Tem de todos os peixes, tem tambaqui, pirapitinga, piau. Tem o peixe filetado, o tambaqui, pode dá pra criança sem nenhum perigo de ter espinha.”

A feira do peixe também é uma oportunidade para melhorar o orçamento. Foi preparado um espaço para os “limpadores de peixe” que aproveitam a feira para ganhar um dinheiro extra. Sinara Lima é uma delas, ganha a vida como tratadora de peixe. Ela conta o qual segredo para conquistar o cliente, “o segredo é você está bem-humorado, não com cara feia, e tratar as pessoas bem. Chamar as pessoas pra vir e tratar bem, porque se você trata bem a pessoa e for rápida no serviço você ganha muito mais”.

Bujari fica a 29 km de Rio Branco e possui 16 mil habitantes, 63% moram na zona rural. Daí a importância de se investir em produção. Em 2018 foram comercializado cerca de 12 toneladas de pescado durante a feira, “esse ano bater a meta do ano passado com 15 toneladas de pescado”, disse o prefeito do município, Romualdo Araújo.

Fiscalização

Quem também está de olho no pescado é a vigilância sanitária. Clarice Pacheco fiscaliza o produto e orienta o consumidor na hora da compra. “Ele tem que estar com os olhos bem brilhantes, a escama bem firme ao corpo e também quando você colocar o dedo se ficar a marca do dedo já não está numa qualidade muito boa.”

Bom para o consumidor que garante um peixe de qualidade.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*