300917-cotidiano-vacinacaoantirabica-gislainevidal

Cães e gatos vacinados no Dia Mundial de Combate à Raiva

Vacinação é cuidado com saúde pública e familiar

A campanha de vacinação antirrábica, promovida pelo Centro de Zoonoses de Rio Branco, iniciou no último sábado. A ação integra um conjunto de medidas que marca o Dia Mundial Contra a Raiva, celebrado em 28 de setembro.

O Horto Florestal foi o local escolhido para instalar o ponto fixo de vacinação antirrábica. A meta durante o dia, além da visitação nas casas no Bairro Tancredo Neves era de imunizar 3 mil animais, cães e gatos, contra a raiva.
De acordo com o médico veterinário e diretor do Centro de Zoonoses de Rio Branco, a campanha visa lembrar o Dia Mundial Contra a Raiva.

“A importância da vacinação antirrábica é pra gente proteger a população contra uma zoonose grave. A raiva não tem cura, mata de cinco a sete dias. Todos os mamíferos pegam raiva. Então, seres humanos, cães, gatos pegam raiva. Daí a importância de vacinar. Hoje, estamos celebrando o 28 de setembro, dia mundial contra a raiva”.

Quem atendeu ao chamado levando os mascotes até o Horto ressaltou o amor pelos animais e a atenção com os deveres dos criadores.

“Desde criança na minha casa tinha cachorro. É como criar um filho. Tenho três filhos e esse aqui é o quarto. Tem que cuidar da saúde dele”, afirma.

“É em prol da família. Minha esposa gosta muito deles. Então, tem que zelar por ele”.

Além da vacinação, o Centro de Zoonoses também aproveitou a oportunidade para fazer o registro dos animais. Eles ganharam coleira e uma anilha com o número da inscrição.

“O registro de animais foi estipulado na lei 2215, de novembro de 2016, e serve para identificar os animais que tem e o que não tem tutores. A gente faz isso pra todo animal que a gente recolher das ruas, castrar e disponibilizar pra adoção”, explica.

A campanha antirrábica continua até o dia 25 de novembro. Outras ações semelhantes com vacinação nos bairros devem acontecer. No Centro de zoonoses, localizado na AC-40, Bairro Benfica, a vacina também é ofertada, de 7 às 14 horas.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*