2506219-cotidiano-vacina-antirrabica

Campanha de vacinação antirrábica inicia na Zona Rural

Objetivo é imunizar cerca de 5 mil cães e gatos

Os cães e gatos de Rio Branco serão imunizados contra a raiva nos próximos meses. A campanha de vacinação antirrábica da prefeitura iniciou na zona rural, local de maior vulnerabilidade para a zoonose, que pode atingir qualquer mamífero.

“A raiva tem um hospedeiro do vírus transmissor a alguns animais silvestres, os mamíferos principalmente, nós temos na cadeia os morcegos, macacos e os próprios mamíferos domesticados que são os cachorros, gatos, então, na zona rural é onde nós temos maior risco desses animais serem infectados e fazendo esse bloqueio nós garantimos a segurança da população”, disse o Coordenador da Vigilância Epidemiológica de Rio Branco, Félix Araújo.

A vacina vai ajudar a prevenir a doença, que pode ser transmitida por meio de uma mordida, contato com a saliva ou mesmo a lambedura em feridas abertas pelo animal infectado.

Em caso de alguns desses contatos, é preciso procurar uma unidade de saúde o mais rápido possível. A raiva é uma doença caracterizada como uma encefalite progressiva e aguda e que é praticamente letal.

A campanha na zona rural se encerra no dia 31 de julho com o objetivo de imunizar cerca de 5 mil cães e gatos. Depois as equipes concentram esforços na zona urbana até outubro para vacinar cerca de 55 mil animais.

“Nós temos um ponto fixo no Benfica onde diariamente tem vacina para os animais. Nós pretendemos durante toda essa campanha imunizar 60 mil animais entre todo o município, rural e urbano, e a nossa meta rural é de 5 mil animais”, concluiu o coordenador.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*