230517-cotidiano-preparacaoconcursopc-tvgazeta

Candidatos treinam contra o tempo para concurso

TAF mudou rotina de muitos jovens que buscam aprovação

Com as datas para o Teste de Aptidão Física (TAF) do concurso da Polícia Militar marcadas, os candidatos correm contra o tempo para conseguirem realizar as provas perfeitamente.

Em um centro de treinamento localizado no bairro Bahia, em Rio Branco, um grupo se prepara para a segunda fase do concurso.

Vanessa Fernandes fez 84 pontos e vai fazer o teste no dia 6 de junho, dia separado para realização das provas das mulheres. Antes mesmo de saber do resultado da prova objetiva, ela já se preparava.

Ela fazia treinamento funcional para manter a saúde em dias, e com a abertura do edital passou a treinar especificamente há 2 meses para o TAF. “Como os testes dependem de muito esforço físico eu venho pra cá e treino de 2 às 3 da tarde”.

O candidato Ronado Pinheiro ficou de fora do TAF da PM por um ponto, mas como ele também fez a prova para o concurso da Polícia Civil, ele permanece treinando até que o resultado seja divulgado.

“Uma das coisas mais difíceis é a questão da barra, que é bem complicado, principalmente quando chega assim na academia, despreparado de tudo, com a alimentação errada e parte física bem difícil”.

O treinador físico Edomar Ferreira, que acompanha o grupo, fala das dificuldades encontradas para quem treina especificamente para testes físicos. “A barra é onde o aluno encontra um grau de dificuldade maior, porque é uma coisa que você não faz costumeiramente. Você pega um objeto, levanta, arremessa, mas não fica dependurado”.

Edomar observou ainda que os alunos obtiveram uma melhora de quase 90% em relação ao momento em que eles iniciaram os treinos, há 3 meses. Embora ele considere mais difícil pra quem deixou para treinar na última hora, ele disse não achar impossível.

“Acredito que nada é impossível. Eu acho que falar que ‘não pode’ é agressivo, porque vai depender muito da pessoa. Se a ela leva uma vida ativa, para ela é um pouco mais fácil”.

O Teste de Aptidão Física é a segunda fase do concurso da Polícia Militar e está marcado para os dias 4, 5 e 6 de junho (em Rio Branco). De acordo com o edital, o TAF é composto pelas provas de:

a) Resistência Muscular Localizada: teste de apoio de frente sobre o solo e teste de resistência abdominal em 1 minuto;

b) Teste de Força: teste dinâmico de barra fixa com pegada em pronação para homens (Execução Dinâmica), Teste de barra fixa com pegada em pronação para mulheres (Execução Isométrica);

c) Resistência Cardiovascular: Teste de Corrida para homens – desempenho mínimo de 2.400 metros (Cooper) e Teste de Corrida para mulheres – desempenho mínimo de 1.800 metros (Cooper);

d) Teste de Natação: Visa verificar a adaptação do candidato ao meio líquido, mensurado através do desempenho em nadar em um dos estilos “crawl, costas, peito e borboleta”.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*