250117-cotidiano-cartilhadengue-tvgazeta

Cartilha de orientação para combater dengue

Índice de infestação do mosquito ainda está alto

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) lançou nesta quarta-feira (25) uma cartilha com orientações para o combate a dengue.

De acordo com o secretário de Saúde de Rio Branco, Oteniel Almeida, até hoje foram notificados 50 casos suspeitos de dengue. Destes, apenas cinco foram confirmados; dos cinco casos suspeitos de chikungunya, nenhum confirmado.

Não houve também nenhuma notificação de zika vírus, o que aponta que a doença está sob controle na Capital. “Isso quer dizer que a doença não está circulando na cidade, mas a gente tem a presença do mosquito nos bairros”.

Apesar do número baixo de registros da doença, de acordo com a Semsa, o índice de infestação do mosquito é alto na Ccapital. A cada 100 casas visitadas, cerca de seis apresentam foco do mosquito, sendo que o indicado é de no máximo duas casas a cada 100.

Pensando nesses dados e visando evitar um surto da doença é que a secretaria disponibilizou os 17 mil exemplares da cartilha que estará à disposição das pessoas para ajudar a combater o mosquito causador de várias doenças.

“O conteúdo dela é um conteúdo simples onde relata os sintomas da doença. Ele também mostra como você conhecer e diferenciar o mosquito da dengue de outros mosquitos comuns e também os cuidados que as pessoas precisam tomar”, explicou Almeida. As cartilhas estarão disponíveis nas unidades de saúde, empresas e escolas.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*