Banner desbarranca2

Construções perto de barranco do São Francisco estão desabando

Oito casas que ficam no bairro Vila Nova estão ameaçadas

Desbarrancamento ameaça levar oito casas que ficam no final da rua da Zeli, no bairro Vila Nova.  Enormes fendas se abriram no barranco e estão atravessando as moradias. Todas que foram afetadas estão arreadas e podem tombar a qualquer momento, mesmo assim as famílias permanecem nas casas esperando um solução por parte da Defesa Civil.

A aposentada Maria Brandão, de 68 anos, disse que não gostaria de sair do local, onde mora há 33 anos, mas está com medo de a casa ser levada pela próxima enxurrada. “Se é para sair eu saio, mas quero uma casa para mim, nada de aluguel”, recomendou.

Uma das casas já foi demolida. O antigo morador não quis esperar pelo pior. Na casa ao lado houve um afundamento, deixando um lado mais alto que o outro.

O vendedor Sebastião Moreira, que mora há 18 anos na rua da Zeli, disse que nunca aconteceu esse fenômeno, mas agora que a terra está cedendo precisa de outro local para morar.

O final da rua fica a poucos metros do igarapé São Francisco, o que, naturalmente, transforma o local em área de risco.  Na área existe uma forte vegetação onde duas casas foram demolidas pela Defesa Civil.

Providências

O coordenador na Defesa Civil do município, tenente coronel George, anunciou a retirada de algumas famílias para os próximos dias. Algumas estarão inseridas no programa de aluguel social e outras direcionadas para os programas habitacionais.

Deixe uma resposta