Caso Maria Cecília: crime ocorreu em março de 2019
A audiência de instrução criminal do policial federal Dheymersonn Cavalcante Gracino dos Santos, suspeito de matar a própria filha, Maria Cecília Pinheiro Souza, uma bebê de 2 meses, marcada para esta terça-feira (27), foi cancelada.
A enfermeira, Micilene Souza, mãe da pequena, acusa o policial federal, junto com a ex-sogra, Maria Gorete, de ter cometido o crime no dia 8 de março de 2019. Segundo o inquérito policial, o pai e a avô da Maria Cecília teriam dado leite artificial à menina, que prematura, não poderia se alimentar de nada além de leite materno.
Segundo a advogada de Micilene, Vanessa Facundes, a audiência desta terça-feira foi adiada “porque a defesa não conseguiu ver uma mídia que tem no processo, falta converter em mp4, por isso pediram a resignação e o juiz deferiu”.
O Tribunal de Justiça do Estado do Acre (TJAC) informou ao site Agazeta.net que por se tratar do homicídio de um menor de idade o processo corre em segredo de justiça, apenas as partes envolvidas no caso tem acesso aos documentos.
Causa da morte
No laudo do Instituto Médico Legal, consta que Maria Cecilia não apresentava nenhuma “lesão externa aparente”, ou seja, não tinha nenhuma marca de agressão, maus tratos, ou algo semelhante. A conclusão da perícia é que “o óbito ocorreu por asfixia mecânica por sufocação direta, causada por broncoaspiração, em decorrência de penetração de meio líquido em vias aéreas inferiores”, diz o documento.
Inquérito policial
Após 4 meses de investigação, o delegado, Martin Hessel, apresentou a conclusão do inquérito policial, em 3 de julho de 2019. Nele, o delegado aponta o policial federal, Dhyemerson Cavalcante, e sua mãe, Maria Gorete Cavalcante, como autores da morte da Maria Cecília.
No material periciado, ficou evidente o desejo do policial de que Micilene realizasse o aborto da criança, quando ela estava grávida, por não ter certeza de que Maria Cecília seria sua filha. Mas, pouco tem depois, a divulgação do exame de DNA, no mês de abril, confirmou a paternidade.