thumb centroUFAC

Centro de excelência de energia do Acre está abandonado

Obras foram iniciadas no final do ano de 2010

No final de 2010, uma parceria público privada anunciou a construção do primeiro centro de excelência de energia do Acre. O prédio está localizado dentro do campus da Ufac.

As obras iniciaram e três anos depois ainda não chegaram ao fim. São milhões de reais esquecidos e parados no tempo. Se o cronograma fosse obedecido, o centro já deveria estar em funcionamento.

O canteiro de obras parou em diferentes fases. Ao todo, cerca de 55% do prédio já foi feito. Em alguns locais, a estrutura está bem avançada, porém apresenta diversas infiltrações.

Na laje, a água acumulada explica o motivo de tantos vazamentos. Não é preciso ser nenhum especialista: caso nada seja realizado, o teto pode ficar completamente comprometido.

O mato alto é a prova que há muito tempo nada é feito no centro de excelência de energia. Em outro espaço, a reportagem de Agazeta.net flagrou o desperdício do dinheiro público.

Parte da laje cedeu e as paredes também foram afetadas. Ou seja, o local, que nem ainda foi concluído, vai precisar ser refeito. O investimento ultrapassa R$ 13 milhões.

Sem contar os materiais de construção que estão espalhados por toda a parte. Alguns, em lugares impróprios. Estruturas metálicas e ferros armados estão expostos ao sol e a chuva, sem qualquer tipo de proteção.

Nenhum tipo de vigilância é feito na obra e o acesso é feito sem nenhum tipo de dificuldade. A reportagem entrou em contato com a assessoria de comunicação da Ufac.

Fomos orientados a procurar o setor de projetos e obras da universidade. No telefone oferecido, ninguém atendeu aos diversos chamados de Agazeta.net.

Enquanto isso, estudantes e professores do curso de Engenharia Elétrica, os mais beneficiados com o centro de excelência, vão ficar sem uma resposta sobre os motivos que levaram a paralisação das obras do prédio financiado com dinheiro público.

Deixe uma resposta