030419-cotidiano-mulherespresos

Familiares de detentos do FOC bloqueiam BR-364

Mulheres reivindicam mudança de horário de visita

Na tarde desta quarta feira (3) cerca de 50 mulheres fecham a BR-364 na frente da ufac.

Segundo as mulheres, esse ato é uma reivindicação devido à mudança no horário de visita que a partir de hoje está sendo de 8 horas a 11 horas da manhã e também pelo fato delas estarem sendo proibidas de levar comida para os maridos e familiares.

O horário das visitas antes era das 8h da manhã até às 15 horas.

As mulheres disseram que não vão sai da BR enquanto alguém do Instituto de Administração Penitenciária do Estado do Acre (Iapen) não for até o local para conversar.

Em nota o Diretor Presidente do Iapen, Lucas Gomes, se pronunciou sobre o ocorrido:

O Instituto de Administração Penitenciária do Estado do Acre (Iapen/AC), por meio do Diretor Presidente Lucas Gomes, vem a público esclarecer os fatos que envolvem a manifestação dos familiares dos reeducandos, na BR 364, nas proximidades da Universidade Federal do Acre (Ufac).

Como em outro protesto, ocorrido no dia 28 de março, nas proximidades do Estádio José de Melo as manifestantes reivindicam a revogação da portaria nº 573/2019 que dispõe sobre a normatização do cadastro de visitantes e dos procedimentos de visitas das Unidades Prisionais do Estado do Acre.

A portaria, recentemente publicada em Diário Oficial, restringe as visitas e estabelece novos horários para a visitação, visando garantir a ordem, a segurança e reduzir o fluxo dentro das Unidades Penitenciárias, sem ferir o direito à assistência familiar recebida pelos apenados.

Nesta quarta-feira, 03, ocorreu a primeira visita íntima sob as exigências estabelecidas na portaria. Como esperado, a movimentação no interior dos presídios foi tranquila e não houve registro de alterações.

O Iapen mantem o mesmo posicionamento apresentado diante da manifestação anterior, na certeza de que as mudanças são necessárias, pois garantem uma melhor fiscalização na entrada dos presídios, oferecem melhores condições no atendimento dos familiares e fortalecem a segurança de reeducandos, servidores e familiares.

Rio Branco – Acre, 03 de abril de 2019.

Ascom/Iapen

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*