thumb maismedicos

Mais quatro profissionais contratados pelo Mais Médicos

Acre totaliza 95 profissionais oriundos do programa

Nesta segunda-feira (24), quatro médicos contratados pelo Programa Mais médicos do governo federal se apresentaram à comissão de saúde do Estado. Todos são brasileiros e vão atuar na atenção básica de saúde dos municípios de Rio Branco e Xapuri.

Homero Lima é mais um profissional contratado pelo Estado através do Programa Mais médicos. Assim como os demais colegas apresentados hoje, ele é acreano. A família é de Cruzeiro do Sul, mas Homero vai se mudar para a capital, onde vai trabalhar. Para o médico recém formado em Cuba, a oportunidade do programa federal é única e dignifica a profissão. “Um experiência única a gente poder ajudar nossa população”, disse.

Yina Vargas, outra médica do grupo, teve a formação na Bolívia. Morou quase toda vida no país vizinho e como tem pai brasileiro possui dupla nacionalidade. Ela fala com orgulho que vai atuar como médica brasileira, apesar do sotaque espanhol. “O Mais médicos é a oportunidade que nós estávamos esperando para ajudar aqueles que mais precisam. Tanto no país de origem onde nos formamos, como também nossa população brasileira”, disse.

Segundo a secretária municipal de saúde de Rio Branco, integrante da comissão estadual que recebe os profissionais, os novos médicos vão atuar na atenção básica de saúde. Três ficam em Rio Branco e um vai para o município de Xapuri.

Nesta segunda-feira, a comissão estadual de saúde ofereceu capacitação aos médicos contratados, sobre o funcionamento da atenção básica de saúde pública do Acre. Os profissionais foram informados, por exemplo, sobre os aspectos epidemiológicos dos municípios onde irão atuar.

A secretaria de saúde pretende chegar ao número de 146 médicos contratados pelo programa Mais médicos. Com o reforço que chegou esta semana, o Acre totaliza 95 profissionais oriundos do programa, em março chegam mais 18.

Deixe uma resposta