Com dobro de chuvas esperado para dezembro, rio Acre atinge 11 metros

Esperado de chuva para esse mês era 262 milímetros, e choveu pouco mais de 440 milímetros

Com constantes chuvas durante a semana, o nível do rio Acre, em Rio Branco, aumentou de forma significativa. Nesta quinta-feira (23), a medição realizada pelo Corpo de Bombeiros do Acre às 6 horas e marcava 11,02 metros.

O atual período representa o mais chuvoso do ano, o esperado para esse mês de dezembro era de 262 milímetros, e até agora choveu pouco mais de 440 milímetros. Dessa forma, se as chuvas continuarem sendo constante, essa quantidade será dobrada.

Em 24 horas choveu cerca de 35 milímetros, e com isso coloca o rio Acre a 2,48 metros de diferença para cota de alerta, e pouco mais 3 metros para a cota de transbordamento.

“Nós estamos em situação bastante preocupante e devido a isso, elaboramos o nosso plano de contingencia desde o mês de novembro. Tivemos nesse mês um aumento significativo no rio, ele estava aumentativando 55 centímetros por dia, contudo de terça-feira para quarta ele aumentou 65”, afirmou coordenador municipal de Defesa Civil em Rio Branco, Major Cláudio Falcão.

Dessa forma, seguindo os três passos para o socorro, que é providenciar abrigo, remoção de família e assistência,  a Defesa Civil irá começar as primeiras ações no Parque de Exposições, para assim dar possível atendimento para as pessoas que forem atingidas por uma inundação.

Com informações de Jardel Angelim

Deixe uma resposta