3009-cotidiano-diadascriancas-tribuna

Comércio pessimista com Dia das Crianças

37% dos microempresários não acreditam em boas vendas

O Instituto Fecomercio de Pesquisas Empresariais do Acre (Ifepac) constatou o pessimismo entre os microempresários para o próximo 12 de outubro, Dia das Crianças. De acordo com a sondagem entre 206 comerciantes, 37% se apresentaram como “pessimistas” em relação às vendas.

A pesquisa foi feita entre os dias 19 e 23 de setembro. “A justificativa aparente é a dificuldade econômica experimentada pelo mercado ao longo do período de recessão econômica e, além disso, são destacados custos financeiros do meio circulante – que estariam inibindo o consumo geral- e a crescente taxa de desemprego no mercado de trabalho”, avalia a Federação do Comércio.

Apenas um quarto dos entrevistados acredita que as vendas deste ano vão superar as vendas do ano passado; 48% acredita que o movimento no comércio empata com o ano passado e 17% acham que as “transações comerciais” será menor.

Apenas 40% devem investir em algum tipo de promoção. Esse é um termômetro importante porque vincula o comércio a outras atividades, como a publicidade, por exemplo. Com 60% dos comerciantes sem intenção de promover os produtos, uma parte significativa do varejo vai ficar como está.

Deixe uma resposta