071117-cotidiano-artrite-tratamento

Como aliviar os sintomas de artrite

Exercícios, fisioterapia e alimentação ajudam

A artrite é uma inflamação que ocorre nas juntas dos ossos e pode acontecer em uma ou mais articulações do corpo. Mais comum em idosos, sua causa geralmente está ligada ao desgaste das articulações, mas outros fatores como infecções, doenças autoimunes e até a o histórico familiar através da genética podem contribuir para o surgimento da artrite.

Os sintomas que caracterizam a artrite são dores nas articulações, inchaço, dificuldade em movimentar as articulações, é possível que a região apresente vermelhidão e aquecimento e rigidez na região principalmente pela manhã.

Quando a artrite é tratada a tempo e recebe o tratamento adequado é possível que as articulações voltem ao normal, porém quando isso não acontece é porque a artrite chegou em um nível crônico. Mesmo com o diagnóstico de artrite crônica é possível diminuir as dores com algumas mudanças de vida. Veja abaixo algumas dicas!

Exercícios

Iniciar um programa de atividades físicas ajuda a fortalecer a musculatura e a força dos ossos, porém é importante aprovar com o médico os movimentos adequados para o seu perfil. As atividades mais comuns que ajudam no tratamento da artrite são atividades aeróbicas de baixo impacto, exercícios para melhorar a flexibilidade e treinos específicos para aumentar a resistência muscular.

Fisioterapia

A fisioterapia deve ser indicada e acompanhada por um profissional. No tratamento envolve exercícios de reabilitação, massagens, hidroterapia e talas que ajudam a dar suporte às articulações. Para quem sofre de artrite nos pés e tornozelos o uso de palmilhas ortopédicas para tratar a artrite ajudam no apoio do arco plantar o que ajuda a melhorar a evitar a sobrecarga nos pés, tornozelos e joelhos. Outra solução é realizar em casa algumas sessões com compressas de água quente ou fria na região dolorida, isso ajuda a aliviar as dores.

Alimentação

Algumas mudanças na alimentação são fundamentais para combater não apenas a artrite, mas para qualquer doença. Tenha sempre uma alimentação rica em vegetais e frutas. A vitamina E é muito importante para combater a doença, pois ela ajuda no bom funcionamento de todo o organismo, além disso alimentos com ômega 3, linhaça, algumas sementes como abóbora e nozes, e alguns tipos de óleo como o de soja e o óleo de canola também ajudam no combate à artrite.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*