ilson

Comunidade do Ilson Ribeiro realiza caminhada pela paz nesta sexta-feira

Objetivo é trabalhar noções de solidariedade e fraternidade entre os jovens

O ato coletivo “Caminhada Unidos pela Paz” ocorre nesta sexta-feira, 12, no conjunto Ilson Ribeiro, localizado no bairro Calafate. A concentração será na Escola Ilson Ribeiro, a partir das 7 horas. O objetivo é trabalhar noções de solidariedade e fraternidade entre os jovens, utilizando diversas linguagens artístico-culturais, como a dança, a música, o cinema e o esporte, além da oferta de oficinas e palestras.

 

A comunidade sai da Escola Ilson Ribeiro, às 8 horas, em direção à base comunitária da Polícia Militar (PM), que fica na frente da Escola José Potyguara, depois passa pela Escola Edilson Façanha, pelo Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e finaliza na Praça do Calafate. Em seguida, às 14 horas, várias atividades de lazer e conscientização social serão desenvolvidas no local pela própria comunidade e órgãos parceiros da ação.

 

“O propósito maior é mostrar o que já existe de bom sendo feito na comunidade, pelos próprios moradores, e ainda deixar um legado que possa, de fato, propor uma mudança de pensamento na juventude e garantir o exercício da cidadania”, comenta Marcelo Pereira, gestor do Departamento de Apoio às Artes (Dartes), da FEM.

 

“Após a caminhada, a comissão vai se reunir novamente para decidir as próximas atividades no bairro”. O legado seria a implantação, ao longo do ano, de oficinas de capacitação, jogos esportivos e acesso à produção cultural de dentro e fora da comunidade.

 

A realização é do governo do Estado, por meio do programa “Cultura e Comunidade” da Fundação Elias Mansour (FEM), em parceria com a prefeitura de Rio Branco, Instituto Ecumênico Fé e Política (IEFP), Associação de Moradores do conjunto, Centro de Defesa dos Direitos Humanos e Educação Popular (CDDHEP), Artistas e Desportistas da Comunidade do Calafate (Adac) e das escolas Henrique Lima, Edilson Façanha e Ilson Ribeiro.

 

Programação
Sexta-feira, 12, a partir das 14h
Atividades artístico-culturais:
– Poesias com o Poeta da Baixada
– Apresentações de Hip Hop, Rap e outros, com o grupo Adac
– Aulão do programa “Saúde e Movimento”
– Apresentação de teakwondo e capoeira
– Torneio de futebol de salão

 

Serviços:
– Palestra sobre Direitos Humanos, com o CDDHEP
– Assistência Social, com o Cras do Calafate
– Direitos do Cidadão, com a Justiça Comunitária
– Atendimento no Posto de Saúde

 

Oficinas e palestras:
– Exibição de filmes
– Oficina de bonecos
– Oficina de teatro
– Oficina de cidadania
– Palestra sobre Direitos Humanos
– Oficina do projeto Adac
– Palestra sobre “Ensino Religioso e Construção da Paz”

Deixe uma resposta