290617-politica-conferenciadesaude-tvgazeta

Conferência tenta responder aos desafios regionais

Debates sobre Saúde reúne 300 delegados

Conferência de Saúde das Mulheres reúne cerca de 300 pessoas em Rio Branco. O evento é promovido entre o Conselho e a Secretaria Estadual de Saúde do Estado e tem objetivo de promover políticas públicas que garantam o acesso integral à saúde para as mulheres.

A primeira Conferência Estadual de Saúde das Mulheres acontece em um hotel de Rio Branco e reúne cerca de 300 pessoas da Capital e do interior do Acre. Segundo a coordenadora do evento, Valmira Braga, o objetivo é garantir a saúde das mulheres de forma integral e específica.

“A gente tá garantindo as políticas que já existem e também propor as que se fazem necessárias, respeitando a questão das diferenças como raças, etnias, porque cada uma tem sua especificidade”, disse.

A Conferência é uma parceria entre o Conselho e a Secretaria Estadual de Saúde. Propostas que foram construídas na fase municipal serão apresentadas e incluídas num novo documento para serem apresentadas na Conferência Nacional de Saúde da mulher, que será promovida no mês de agosto em Brasília.

“Uma maneira de trazer uma saúde maior nas comunidades mais distantes, trabalhar uma mulher que se sinta mais contemplada pela saúde do estado do Acre. Nós temos o Projeto Cidadão, com o Itinerante que atende comunidades isoladas, mas aqui vamos discutir vários temas que quem ganha é a mulher de nosso estado”, comentou o secretário de saúde, Jamil Júnior.

Segundo a coordenação do encontro, serão debatidos eixos que garantam a atenção integral e com equidade dos serviços de saúde ao público feminino. “Vão ser abordados o trabalho, o papel do estado, as vulnerabilidades do ciclo de vida das mulheres e as políticas públicas na saúde das mulheres”, explicou Valmira Braga.

Foram convidados representantes de todos os municípios do Estado. A abertura aconteceu nesta quarta-feira com a apresentação dos delegados e as discussões seguem até sexta-feira.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*