thumb casaraõfamilia-dos-ruela

Construções históricas estão abandonadas em Cruzeiro

Problema passa despercebido aos olhos do poder público

Monumentos e construções históricas encontram-se totalmente abandonadas no município.

Entre as construções abandonadas  está uma casa situada no alto de um morro no Centro de Cruzeiro do Sul. A casa foi construída no local estrategicamente  para que os proprietários tivessem uma visão privilegiada do movimento da cidade e do Rio Juruá, como lembra o aposentado Hilarino Almeida, de 82 anos, que foi amigo da família Ruela.

Construída com tijolos maciços, e possivelmente sem o uso de ferros, a casa hoje está tomada pelo mato. Até mesmo uma árvore já nasceu no local e já toma grande proporção, o que evidencia que não é de hoje que o problema passa despercebido aos olhos do poder público.

A arquiteta Juliana Almeida,  elaborou um projeto de reestruturação da casa,  fazendo parte do trabalho de conclusão do curso. “A intenção não é apenas revitalizar o local, mas atrair a população para casa” afirma Juliana.

A área de terra pertence ao empresário Abraão Cândido e foi tombada como patrimônio histórico. Segundo informações,  o município está negociando o local com o empresário para a realização de futuros trabalhos.

Outro local que causa preocupação pelo abandono encontrado é o Cais de Cruzeiro do Sul. Construído em 1912, o lugar servia como principal ponto de embarque e desembarque de pessoas e mercadorias, e ainda como ponto de passeio das famílias cruzeirenses. Segundo a vendedora de café, Alzira Moreira, o local agora é utilizado por usuários de entorpecentes.

Deixe uma resposta