Banner-sbpcjogo

Curiosidades nas Exposições da SBPC surpreendem o público

Feira mostra como a Ciência pode ser divertida

A 66ª reunião anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) está recheada de curiosidades que surpreendem o público que visita as exposições temáticas no campus da Ufac em Rio Branco.

Na manhã desta quarta-feira (23), dia da abertura da SBPC Mirim e Expotec, quem visitou o evento conferiu em primeira mão, os atrativos do evento. Assim que a SBPC Jovem Mirim foi aberta, estudantes de todas as idades ocuparam os espaços da exposição.

O museu itinerante da Universidade Federal de Minas Gerais foi um dos mais visitados. Na tenda, experimentos nas áreas da Física, Lógica, Matemática, Biologia, entre outras. Equipamentos curiosos, que num movimento das mãos, criam energia.

Outro mais simples, testado pela nossa reportagem, é um conjunto de cintos, que produz uma mensagem bastante educativa. “É como um suspensório que limita os movimentos, simulando a mobilidade de uma pessoa idosa. Como é andar, subir escadas e pegar um objeto mais distante, quando os movimentos são reduzidos”, explica o monitor José Reis.

A universidade levou para a SBPC Jovem Mirim temas ligados ao homem e sua relação com o mundo e a sociedade. No ônibus climatizado, o público encontra outras curiosidades.
O veículo foi dividido em seis salas ambientadas, que mostram, por exemplo, a origem da vida, os sentidos humanos e os biomas. Na primeira sala, os visitantes podem sentar em uma poltrona que simula as sensações e o som do útero materno.

As amigas Liliane, Paula, Fabrícia e Caroline vieram de Cruzeiro do Sul especialmente para conferir as exposições da SBPC. As estudantes gostaram do que viram e consideram que a viagem foi produtiva. “As pessoas elaboram projetos de forma contextualizada e conseguem mostrar de uma forma simples, compreensível pra nós”, disse Liliane Maia.

A Expotec, mostra de ciência, tecnologia e inovação, instalada em uma grande tenda climatizada, também abriu a visitação nesta quarta-feira. Entre os atrativos de novas tecnologias, produtos e serviços, um espaço generoso foi destinado ao Ministério do Esporte.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*