1908-cotidiano-transito

Detran/AC garante que acidentes diminuíram 62%

Número foi apresentado na Semana Nacional de Trânsito

A Semana Nacional de Trânsito iniciou nesta quinta-feira em todo país. Serão desenvolvidas várias ações de conscientização para a proteção dos pedestres. O Detran/Acre comemora a redução de mais de 60% nos índices de acidentes envolvendo pedestres. Resultado, segundo a direção, como resposta às ações de conscientização, principalmente com crianças.

Este ano, o tema da campanha nacional é “Década mundial de ações para a segurança do trânsito – 2011/2020: Cidade para as pessoas – proteção e prioridade ao pedestre”. O Detran/Acre vai promover várias atividades no sentido de sensibilizar a sociedade sobre a vulnerabilidade do pedestre em meio ao trânsito, e as boas práticas que evitam acidentes.

“Ao longo desses anos trabalhamos a conscientização do condutor, em respeito a faixa de pedestre. Agora, precisamos que o pedestre também escute e haja com seus direitos nas vias públicas. Fazer uma travessia em local seguro, se tiver faixa, atravessando sobre ela, respeitar o tempo de semáforo do veículo e o seu. São noções básicas para o pedestre agir com segurança”, comenta a diretora do Detran/AC, Sawana Carvalho.

O último acidente envolvendo criança pedestre foi registrado em 2012. Para a diretora, isso demostra que as campanhas de conscientização junto a esse público nas escolas, têm surtido efeito.

Durante a Semana Nacional de Trânsito, o Detran/AC também vai dar maior atenção aos idosos pedestres porque, neste ano, eles estiveram envolvidos em vários acidentes.

Deixe uma resposta