021117-cotidiano-barradecontencao-tvgazeta

Detran implanta espaços específicos para motos em sinais

“Bolsões” trazem mais seguranças aos motociclistas

O Detran iniciou projeto piloto implantando faixa exclusiva para motociclistas em semáforos. Os “bolsões”, como são chamados pelo departamento de trânsito, vieram com o objetivo de dar mais fluidez ao trânsito e evitar acidentes.

Como o projeto é novo, as educadoras de trânsito vão ao encontro dos motociclistas que ficam atrás dos carros. Elas convidam os condutores a irem pra frente, onde agora existe uma faixa exclusiva pra eles. São os bolsões, que o Detran implantou em dois pontos com semáforos da Avenida Ceará.

“Como elas são mais ágeis vão sair com maior fluidez e tranquilidade. A gente acredita que vai diminuir conflitos, aquelas pequenas batidas quando o sinal abre”, disse o diretor do Detran, Pedro Longo.

A Educação de Trânsito também atua nesse momento pra evitar que os carros invadam o espaço destinados as motos.
Atualmente, São Paulo e Distrito Federal dispõem dos “bolsões” para motos. Os motociclistas representam 42,47% da frota do Acre.

Para os motociclistas, a ideia é boa e eficaz. “Acho bom porque não precisa ficar no meio dos carros e sai logo”, disse Ney Xavier. Para Marcelo Lago, a iniciativa tem tudo para ficar. “Eu acho que é bom tanto para os carros quanto para as motos. Ficam separados”, disse.

Como é um projeto piloto, o Departamento de Trânsito do Acre precisa saber dos resultados. Se forem positivos, outras avenidas devem receber os “bolsões”.

“O Detran administra a Avenida Ceará, Chico Mendes e Canal da Maternidade, onde podemos ampliar. As demais são de jurisdição da RBTrans e caberá a eles decidir aonde implantar se o projeto for bem sucedido”, disse.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*