thumb garis

Dia do Gari é lembrado em Rio Branco

Desde início o mês várias atividades são realizadas

O Dia do Gari, comemorado em 23 de outubro, está sendo lembrado em Rio Branco deste o início do mês. Na próxima quinta-feira, 24, a Fundação Garibaldi Brasil leva à sede da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SEMSUR) o projeto Cinema no Bairro com exibição de filmes para garis e margaridas. Toda a programação conta com a parceria de secretarias municipais e estaduais.
O mês inteiro de atividades como torneio de futebol masculino e feminino, serviços de embelezamento e estética, palestras sobre direitos humanos, violência doméstica, atividades culturais, atendimento em saúde, concurso de redação “Educação e Conscientização Ambiental – O Que Fazer Com Nosso Lixo?” em cinco escolas dos bairros ao entorno da Unidade de Tratamento de Resíduos Sólidos de Rio Branco UTRE (Dom Pedro, Souza Araújo e Santa Cecília) estão sendo realizadas. A premiação será entregue no dia 31 de outubro.
Um dos mais importantes legados do ex-prefeito Raimundo Angelim, a Unidade de Tratamento de Resíduos Sólidos de Rio Branco (UTRE) está completando quatro anos de implantação. Localizada no KM 22 da BR 364, a unidade consolida serviços públicos que conferem à capital acreana posição de destaque na destinação adequada do lixo. A UTRE sepultou os antigos lixões e os aterros sanitários. Rio Branco foi uma das primeiras capitais a cumprir a Política Nacional de Resíduos Sólidos.
Signatária de dois prêmios nacionais, a UTRE teve custo de cerca de R$ 11 milhões e foi executado com recursos obtidos junto à Caixa Econômica Federal (CEF) e Ministério das Cidades. Possui área de 80 hectares e capacidade de tratar mais de 200 toneladas de resíduos sólidos ao dia, prestando serviço para os municípios de Rio Branco, Porto Acre, Senador Guiomard e Bujari. Com uma célula de aterramento com capacidade de utilização por vários anos, a UTRE só envia para suas células de aterramento o que não pode efetivamente ser reciclado.
A UTRE é um complexo de obras que conta com uma central de recebimento de pneus; unidade de triagem e compostagem (para separar resíduos sólidos recicláveis e o aproveitamento dos resíduos orgânicos para produção de compostos); central de podas e resíduos madeireiros; unidade de tratamento de resíduos de serviços da saúde; disposição final (células de aterro sanitário), entre vários outros dispositivos e investimentos.
A UTRE é administrada pelas secretarias de Floresta e Agricultura (SAFRA), Meio Ambiente (SEMEIA), Economia Solidária (COMTES) e SEMSUR. O Projeto CATAR, a cooperativa de catadores de materiais recicláveis, e a empresa PLASACRE são parceiros no empreendimento.

Marcus Alexandre felicita atletas em torneio no Arena da Floresta
O prefeito Marcus Alexandre acompanha a programação alusiva ao Dia do Gari e da Margarida, comemorado oficialmente nesta quarta-feira, 23. A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SEMSUR) definiu uma série de atividades para marcar a data. No último sábado, 19, por exemplo, foi realizado um torneio de futebol no Estádio Arena da Floresta envolvendo esses trabalhadores.
A programação de aniversário ocorre desde o começo de outubro, ou seja, um mês inteiro de atividades de lazer e serviços de embelezamento e estética, palestras sobre direitos humanos, violência doméstica, ações culturais, atendimento em saúde e até concurso de redação para lembrar a importância desses agentes ambientais para Rio Branco e para o mundo.
Toda a programação conta com a parceria de secretarias municipais e estaduais e no torneio na Arena da Floresta o prefeito Marcus Alexandre compareceu para cumprimentar os participantes, aproveitando para agradecer aos garis e margaridas o trabalho por desenvolvido na Prefeitura de Rio Branco. O secretário de Serviços Urbanos, Kellyton Carvalho participou do torneio inclusive como jogador e ressaltou a alegria dos gestores em proporcionar momento de integração e diversão: “não poderíamos deixar de comemorar uma data importante como esta”, disse ele.

*Com assessoria

Deixe uma resposta