230318-cotidiano-diamundialdaagua-tvgazeta

Dia Mundial da Água: mobilização por necessidade

Iniciativa Map contribui para qualifica debate

A Universidade Federal do Acre (Ufac), em parceira com 27 instituições e entidades brasileiras, bolivianas e peruanas lançaram campanha para preservação dos rios e mananciais. O evento aconteceu nesta quinta-feira (22), Dia Mundial da Água. Com muita música, dança e cores, foi lançada a campanha que marcou o dia mundial da água.

A ação integrada entre 27 instituições do Brasil, Peru e Bolívia foi idealizada pela Ufac e tem como objetivo de buscar soluções para preservação do meio ambiente, da água.

“Conscientizar a nossa geração, a nossa população, principalmente os nossos jovens que a água temos nessa região em abundância, mas pode faltar para nossos filhos, netos. Então temos que conservar nossos mananciais, nossa floresta. E também o uso da ciência, inovação e tecnologia. Aí é que entra a universidade com seus pesquisadores no sentido de desenvolver pesquisa que possa possibilitar o desenvolvimento do nosso estado, da tríplice fronteira, sem destruir a natureza”, disse o reitor da Ufac, Minoru Kinpara.

O Peru foi representado no evento por uma equipe da Secretaria Estadual de Educação, mas o país não deixou de participar do ato. Lá no país, no mesmo horário a campanha também foi lançada.

“Se nós cuidarmos da água desde o Peru, estamos cuidando da nossa água, por que a água que passa no Peru, passa na Bolívia e passa pela gente”, comentou a coordenadora de humanização e de projetos ambientais da Secretaria de Educação do Acre, Edinilza Rocha.

Da Bolívia, vieram alguns alunos de uma escola de ensino médio. Com apresentações culturais, deixaram o recado pela preservação dos rios. “Também em nosso colégio em Cobija temos um projeto sobre o cuidado da água para viver bem. Se a gente quiser viver bem tem que ter cuidado da água por que água é vida”, disse o diretor do colégio, Jhoni Ester.

Após a concentração na Praça da Revolução, no centro da Capital, alunos, professores e gestores da educação participaram de uma caminhada. A campanha lançada nesta quinta-feira faz parte de um projeto que abrange as regiões do Acre, Madre de Dios e Pando e que abrange ações de educação sobre o cuidado a água doce dos rios desses locais.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*