131217-cotidiano-divulgacao-pisos

Dicas para escolher o piso ideal de cada ambiente

Cuidados darão acabamento final perfeito

O piso é uma das etapas mais importantes durante a reforma ou construção de um imóvel, pois é o piso que dará o acabamento final e apresentará a identidade de cada ambiente, por isso deve ser escolhido com atenção e cuidado. Existem diferentes tipos de pisos e antes de escolher é importante conhecer as suas características e usabilidade, além de entender a proposta de cada ambiente. Confira algumas dicas para ajudar na escolha do piso ideal!

Entenda o ambiente – O primeiro passo é entender as características de cada ambiente e a proposta de cada um. Os quartos são ambiente íntimos que priorizam o aconchego, enquanto a sala e a cozinha são ambientes com maior circulação de pessoas, ou seja, precisam de um piso resistente e de fácil limpeza. Já o banheiro é um ambiente que prioriza a segurança. Além disso, o gosto da pessoa também conta muito, pois não é porque a sala é um ambiente inter que não possa usar pisos frios.

Ambientes internos – Para os ambientes internos mais sociais, como quarto e sala, geralmente são usados pisos mais quentes que reforçam a sensação de aconchego e conforto principalmente ao circular descalço. A escolha do piso também depende da região, por exemplo, em lugares muito quentes os pisos frios como a cerâmica ajudam a refrescar o local, além de oferecer a facilidade durante a limpeza.

Uma das opções mais usadas em ambientes internos, principalmente nos quartos, são os pisos laminados, pois além de ser econômico, tem um tempo de durabilidade maior, é fácil de limpar e a instalação é uma das mais simples já que alguns modelos possuem o sistema de click de encaixe. Outras opções muito usadas são os modelos de madeira, vinílico e carpete.

Para as salas é muito usado o porcelanato polido e acetinado, os estilos em granitos e mármores e imitações de madeira que podem ser tanto na madeira comum como no estilo vinílico e laminados.

Os pisos dos banheiros devem possuir o sistema antiderrapante e ser resistente à água. Os porcelanatos e cerâmicas oferecem muitas opções de estilos e modelos com essas características que combinam com diversas decorações, além de oferecer a segurança que o ambiente precisa. O porcelanato também é muito utilizado em cozinhas, mas o granito também aparece como uma boa opção.

Ambientes externos – Para quintais, garagens, piscinas e outros ambientes externos o piso deve ser antiderrapante e resistente ao tempo (chuva, sol…). É possível encontrar diferentes tipos de pisos em cerâmicas, porcelanatos, granito flameado, placas cimentícias, modelos emborrachados, pedras rústicas – como miracema e pedra mineira. Esses tipos são ideais para garantir a maior segurança por todo ambiente externo. Na hora de escolher tente mesclar com a decoração.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*