080318-cotidiano-dia-das-mulheres-homenageadas

Dona Guajarina símbolo de força feminina

Ela é uma das criadoras da Associação de Mulheres do 2° Distrito

Seu jeito simples encanta quem chega à associação de moradores do Segundo Distrito, localizada no tradicional bairro 6 de Agosto.

Com a fala mansa e cheia de histórias, dona Guajarina Lima, de 82 anos, tornou-se um dos símbolos do empoderamento feminino na capital acriana, diante disso, o site Agazeta.net conta um pouco de sua história neste 8 de março, Dia Internacional da Mulher.

Nascida no Seringal São Luís do Remanso, Guajarina conseguiu vencer todos os obstáculos inerentes às suas raízes e formou-se professora, profissão que exerceu durante quase 40 anos.

Com a chegada da aposentadoria, uma dúvida pairou sobre sua cabeça: “o que vou fazer da minha vida?”, questionou. Não durou muito tempo, para que a decidida Guajarina fundasse a Associação de Mulheres do Segundo Distrito, em 2005. “Não tínhamos um grupo do segundo distrito, então veio a ideia de fundar um grupo de mulheres. Nós então fizemos uma reunião, e entramos na reunião um grupo e saímos uma associação.”

Entre os cursos de corte e costura, de reciclagem, de cabeleireiro e manicure, apoiados pelo Senac, além do tradicional Alto de Natal em que jovens fazem apresentação nas escolas da região, dona Guajarina tem uma certeza: “Conseguimos retirar muitas mulheres da porta de bar e da beira da estrada. Hoje elas têm uma vida melhor, isso me orgulha”, diz.

Mesmo com a idade avançada, dona Guajarina garante que enquanto tiver forças vai ajudar outras pessoas, como sempre fez.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*