Atendimento itinerante no calçadão da Benjamin Constant
Em alusão ao Dia Mundial da Justiça Social, o Núcleo de Cidadania da Defensoria Pública do Estado realizou atendimento itinerante no calçadão da Benjamin Constant, próximo ao Terminal Urbano.
O objetivo da ação é garantir os direitos da população, baseados na justiça social. Foram realizados atendimentos jurídicos nas áreas cível e criminal, além de orientações.
“É um atendimento nas esferas cível e criminal, ou seja, a pessoa que quiser entrar com divórcio, pedido de visita, bem como atendimento na esfera criminal pode vir participar da ação. Na verdade são atendimentos que a Defensoria Pública realiza na sede que a gente acaba trazendo para mais perto da comunidade”, afirma o Defensor Público, Celso Araújo.
Quem não tinha conhecimento da ação, ao ver o cartaz da Defensoria Pública, se aproximou para receber atendimento.
A dona de casa Gleiciane da Silva conta que precisava ver o processo de auxílio reclusão do filho e do esposo. “Me mandaram para a Defensoria porque o processo já está lá. Eu não sabia que estava tendo esse atendimento, mas eu passei por aqui, resolvi parar e por aqui mesmo já resolvi”.
A chuva que caiu sobre Rio Branco diminuiu o número de atendimentos. Mas eles continuaram embaixo de uma tenda à medida que mais pessoas iam chegando. Esse tipo de ação itinerante deve ocorrer ao longo do ano em mais pontos da capital acriana.
“Diminuiu um pouco o atendimento, mas as pessoas se aproximam, sempre estão querendo tirar alguma dúvida”, conclui Sandra Xavier do Núcleo da Cidadania da DPE/AC.