Eleições para novo presidente da OAB/AC ocorrem na próxima semana

Candidatos participarão de debate no programa Gazeta Entrevista, da TV Gazeta

A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Acre (OAB/AC) fará na próxima semana as eleições para o triênio 2022/2024. A votação ocorrerá na próxima sexta-feira, 19, das 8h às 17h, de forma presencial e por cédula, pois não houve liberação do Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC) para urnas eletrônicas. O direito ao voto é permitido só aos advogados inscritos na OAB/AC que estiverem em situação de cumprimento com o pagamento das anuidades com a Seccional.

São quatro chapas, duas da Seccional e duas da Subseção Vale do Juruá. O Juruá vota duas vezes: para escolher a diretoria da Subseção e a Diretoria da Seccional. Os municípios que terão locais de votação são: Cruzeiro do Sul, Epitaciolândia, Feijó, Rio Branco, Sena Madureira, Tarauacá e Xapuri.

Dois candidatos disputam a vaga de presidência da OAB/AC: Rodrigo Aiache Cordeiro, da chapa “Muitas vozes, uma só OAB”; e Erick Venâncio Lima do Nascimento, da chapa “Uma Ordem para Todos”.

CONHEÇA OS CANDIDATOS

Rodrigo Aiache Cordeiro possui graduação em Direito pela Universidade Federal do Acre (Ufac), especialização em Direito Processual Civil pela PUC/SP e em Direito Tributário pela Unama e mestrado em Direito Político e Econômico pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atualmente é advogado e sócio proprietário do escritório Rodrigo Aiache Advogados.

Erick Venâncio Lima do Nascimento é o atual presidente da OAB/AC, e está tentando reeleição. Venâncio é advogado e possui graduação em Direito pela Faculdade de Marília, é pós-graduado em Direito dos Serviços Sociais Autônomos pelo Instituto Brasiliense de Direito Público (IDP) e em Direito Público pelo ICAT/AEUDF, é mestrando pela Universidade de Lisboa. Também foi conselheiro seccional, presidente de comissões e secretário-geral da OAB/AC, além de vogal da junta comercial do estado do Acre, na vaga destinada à OAB/AC.

PARIDADE DE GÊNERO E COTAS RACIAIS NAS ELEIÇÕES

No dia 14 de dezembro de 2020, o Conselho Pleno da OAB Nacional aprovou, a paridade de gênero e a política de cotas raciais para negros (pretos e pardos) nas eleições da entidade. Sendo assim, as eleições para o triênio 2022/2024 da OAB/AC contará com chapas deverão tendo percentual de 50% para candidaturas de cada gênero, tanto para titulares como para suplentes. E no caso da cota racial, o percentual mínimo é 30% nas eleições para os cargos na diretoria e de conselheiros.

DEBATE NO GAZETA ENTREVISTA

Na próxima segunda-feira, 15, no programa Gazeta Entrevista, apresentado por Itaan Aruda, acontecerá um debate com os dois candidatos à presidência da OAB/AC. O programa colocará frente a frente Erick Venâncio e Rodrigo Aiache para discutir ideias e propostas que devem ser executadas na próxima gestão da OAB/AC.

Para o mediador Itaan Arruda, o debate se justifica “em função da história da própria Ordem. Dos valores que ela defende: a defesa dos direitos humanos, da liberdade de imprensa, da liberdade de expressão. A defesa desses valores é o que justifica nós acompanharmos com um pouco mais de atenção a eleição Ordem dos Advogados do Brasil. São valores que são valores que sustentam o nosso ambiente democrático. Claro que ainda temos muito a avançar, nossa democracia é cheia de falhas e termos uma instituição como a Ordem dos Advogados do Brasil amadurecida é algo importante para todos. Por isso que a gente vai fazer o debate”.

Deixe uma resposta