Em Rio Branco, rio Acre segue com o nível abaixo do esperado para o mês

Manancial mediu 1,79 metros na manhã desta segunda-feira na capital

A Defesa Civil de Rio Branco informou que nesta segunda-feira (11), o Rio Acre está medindo 1,79 metros. O número de chuvas é bem abaixo do esperado para esse mês de outubro, que é de 150 milímetros. Somado, até agora, choveu apenas 66 milímetro.

Mesmo assim, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), divulgou que nos próximos dias as chuvas devem ser abaixo da média. Além disso, a Defesa Civil ainda monitora a situação do Rio Acre, que neste mês segue com o nível muito baixo.

“Estamos com déficit muito grande desde o mês de julho, pois não choveu absolutamente nada no mês de agosto e no mês de setembro. Além disso, nós tivemos poucas chuvas de uma maneira muito rápida, e que não fez diferença, agora estamos sofrendo as consequências”, afirmou o coordenador da Defesa Civil Municipal, major Cláudio Falcão.

A previsão para o inverno amazônico começar é na segunda quinzena de novembro, quando as chuvas serão mais intensas. Enquanto isso, as consequências da seca severa devem continuar afetando a situação em todo o estado.

“São pessoas que estão desabastecidas de água, e o índice segue muito baixo de reservatórios na agricultura, na piscicultura, e isso causa uma série de consequências pela falta da chuva. Mesmo chovendo o que nós esperamos para o mês de outubro, ainda prejudica na recuperação hídrica ao longo do tempo que deveria se normal já no mês de novembro”, concluiu o major.

 

Com informações de Jardel Angelim

Deixe uma resposta