thumb enem2

Enem 2013: candidatos não conseguem controlar nervosismo

Especialistas dão as dicas na reta final para o exame

Enem. Uma palavra pequena, mas que mete medo em muita gente grande por aí. Em um curso preparatório da capital acreana, a reportagem de Agazeta.net questionou se os estudantes estavam nervosos. A maioria respondeu que sim.

“Ansiedade. Quanto mais próximo vai chegando eles ficam com aquela carga, sensação de não sei de nada, mas isso vai ser superado quando pegarem a prova, olharem as questões. Essa situação é comum com os alunos”, afirma o professor Uelder Teixeira.

Seja no cursinho ou na escola, a tensão é mesma. Giovanna Albuquerque também faz parte da lista dos nervosos de plantão. Há três longos anos, ela se prepara para encarar dois dias decisivos de provas.

A estudante de 16 anos de idade tem uma meta ousada: ser desembargadora. Para isso, Giovanna precisa passar em direito, um dos cursos mais disputados da Universidade Federal do Acre. E mesmo a poucos dias do exame, ela confessa:

“Eu tô confiante, mas faltou preparação e acho que deveria ter esforçado mais. Não é e só estudar no terceiro ano que você vai estar preparado. É algo que vem desde o ensino fundamental”, disse.

Gilberto Haddad tem experiência de sobra quando o assunto é provas e concursos. Lá se vão 38 anos na área. E nesta última semana, o professor manda o recado. “Daqui para frente não se aprende mais nada. A ansiedade já é grande, o dia está chegando e às vezes o aluno só faz misturar aquilo que ele tem na cabeça”, enfatizou.

Em todo país, mais de sete milhões de pessoas estão inscritas no exame nacional do ensino médio. Se você é uma delas, preste atenção nessas dicas:

-A prova possui 180 questões de múltipla escolha mais a redação.

-Aqui no Acre, os portões serão abertos às 10h da manhã e a prova começa a ser aplicada às 11h.

-Não se esqueça de levar documento original com foto.

-Evite acessórios desnecessários e equipamentos eletrônicos(bonés, mochilas, celulares).

-Obrigatoriamente, a tinta da caneta tem que ser preta, caso contrário o seu cartão de resposta pode ser anulado.

-Tente controlar o nervosismo ao máximo, e depois de tudo isso só resta desejar uma boa prova!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*