thumb enem

Enem: doutora em linguística dá dicas de redação

Provas serão aplicadas nos dias 26 e 27 deste mês

Uma das maiores preocupações dos estudantes com o Enem é a redação. Com peso significativo na prova, a elaboração do texto pode significar o ingresso ou não à universidade   preterida pelo candidato. Na reportagem a seguir, confira dicas importantes de uma professora de Português para o Enem 2013.

Falta menos de um mês para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Ele serve para avaliar o ensino médio no país e também é importante para o ingresso dos estudantes nas universidades. Muitos candidatos se empenham nos estudos, mas se atemorizam pelo peso da nota da redação. Ela equivale cerca de 50% da nota do exame, quem sabe por isso, a responsabilidade aumenta ainda mais.

No entanto, a mestre e doutora em linguística, Márcia Verônica Macedo explica que quem está se dedicando aos estudos não tem motivos para se alarmar. A primeira sugestão é colar os olhos nos noticiários, ler muito e de tudo. Temas atuais como, por exemplo, as denúncias de espionagem dos Estados Unidos ou o relatório climático da ONU, podem ser utilizados.

A redação deve ter no mínimo 7 linhas, mas a sugestão segundo a professora, é que sejam desenvolvidas de 20 a 25 linhas. As provas serão corrigidas, avaliando em geral 5 competências. O candidato pode conferir cada um acessando o Guia do participante 2013, no site do INEP. Outras dicas importantes, a professora Márcia, explica aos estudantes.

Géssica Nascimento (3º ano): Qual será a ortografia aceita no Enem?

Professora Márcia: É importante saber que os dois acordos estão em vigor, o de 1943 e o de 2006 com vigor obrigatório a partir de 2016. No caso do Enem, não está explicito no edital, mas as duas normas são aceitas.

Brenda Lima (3º ano): O tempo de prova do Enem é considerado para muitos estudantes um adversário. Como fazer pra superar esse desafio?

Professora Márcia: Primeiro é ter estudado, segundo, é preciso fazer um esquema, distribuir esse tempo. Se já sabe o assunto, faz um esqueleto e depois um rascunho. Releia para ver o que está escrito e nos últimos 40 minutos ou uma hora restante, passe a limpo, observando parágrafo, pontuação, ortografia e regência, pra que se evite o maior número de erros.

Agazeta.net: Pra ser um bom texto precisa do quê?

Professora Márcia: Ser claro, objetivo, ter uma progressão textual, não fugir do tema, organizar em parágrafos curtos e dê preferência a escrita em modalidade formal.

Outra orientação importante que a professora deixa é não usar de impropérios, ou seja: deboches ou colocações indevidas aos avaliadores do exame. No Enem de 2012, candidatos utilizaram em trechos da redação, a receita do miojo e até estrofes da letra do hino do Palmeiras para testar o sistema de avaliação. Eles não zeraram na prova, mas este ano, esse tipo de situação não será aceita.

Deixe uma resposta