281216-cotidiano-limpezaurbana-tvgazeta

Entulhos são responsabilidade do cidadão

Semsur retirou quase 40 mil toneladas de entulhos

Você sabia que não é responsabilidade da prefeitura a retirada de entulhos? O serviço é feito apenas quando solicitado pela Secretaria de Saúde no combate ao mosquito da dengue e também em grandes ações de limpeza como, por exemplo, após alagações.

A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos de Rio Branco (Semsur) retirou quase 40 mil toneladas de entulhos entre os dias 4 de janeiro e 26 de dezembro. A maior parte desse material foi resultado da Operação Inverno, onde o objetivo é eliminar possíveis criadouros do mosquito Aedes Aegypti, transmissor das doenças dengue, zika vírus e chikungunia.

Mesmo após o encerramento da ação muita gente retirou entulho dos quintais, segundo a prefeitura, sem que houvesse aviso no bairro de que era para fazer tal limpeza. Esse tipo de situação foi registrada em vários bairros, causando transtorno para o morador produtor do material e os vizinhos, já que o entulho ficou depositado por muito tempo.

De acordo com o secretário da Semsur, Kellyton Carvalho, há um falso entendimento de que é atribuição do município fazer coleta de entulho. “O recolhimento de entulho está sobre a obrigação do gerador. Temos o aterro de inerte que recebe esse material e a comunidade tem a disponibilidade de um local para fazer o descarte desse resíduo”, explica.

Segundo o gestor, um trabalho de mudança cultural está sendo desenvolvido para corrigir o possível equívoco. “Temos equipes de educadores ambientais que diariamente estão dentro dos bairros fazendo a conscientização, a educação realmente dos moradores.

A gente tem conseguido números significativos na redução desse entulho gerado no município, que chegou de 2013 pra 2016 com redução de quase 50%”, afirma Carvalho.

Então quais são as atribuições da Semsur? Segundo o secretário, é basicamente tudo que envolve o coletivo com finalidade de manter a limpeza e manutenção de alguns serviços da cidade. Algumas dessas atividades são: capina, roço, raspagem de vias, desobstrução da rede de drenagem de esgoto, córregos e canais, manutenção de cemitérios municipais e coleta de lixo domiciliar.

A retirada de entulhos em 2017 deve iniciar a partir da primeira semana de janeiro, atendendo solicitação da secretaria municipal de saúde. É também sob orientação do planejamento de saúde que as equipes de limpeza trabalham.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*