281117-cotidiano-escolaprivada-taianelima

Escolas particulares reajustam mensalidades em até 10%

Em 2017, já houve aumento que variou de 5% a 12%

O período de rematrícula nas escolas particulares já iniciou. Com isso, os pais devem ficar atentos com o aumento das mensalidades. No Acre, existem 41 escolas particulares. Trinta e uma delas estão localizadas na Capital.

De acordo com a presidente do Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino Privado do Estado do Acre (Sinepe- AC), Elizabeth Costa, o aumento é feito baseado nos investimentos que são realizados pelas escolas, ou seja, gastos com salários de professores, melhorias de estrutura física e pedagógica.

“Esse reajuste funciona em função de uma planilha que feita no ano anterior vendo os custos de educação básica para o ano seguinte. Isso depende muito dos investimentos que a escola vai fazer”, explica Costa.

Segundo Elizabeth, o aumento de 2017 ficou entre 5% e 12% para o ano que vem está previsto uma aumento de 5% a 10%. Não existe um índice determinado para os aumentos, mas o valor do reajuste deve estar de acordo com as despesas da escola e só poderá ser realizado uma vez por ano.

Para os pais é importante pesquisar. “A escola particular é de livre iniciativa. É uma situação de escolha. Então, você vai colocar de acordo não só com o preço, mas com a identidade da escola, com aquilo que você busca para o seu filho”.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*