21-05-20 respirador

Estado deve adquirir novos respiradores ainda este mês

Aumento nos casos de Covid-19 requer mais UTI’s disponíveis

A curva de contaminação pelo novo coronavírus tem aumentado no Acre nos últimos dias. Apenas nesta quarta-feira (20), 335 novos casos foram confirmados, totalizando 2.817 infectados pelo vírus e 76 mortos pela doença.

Diante dos números, o Governo e a Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) estão buscando ampliar a quantidade de Unidades de Terapia Intensiva (UTI’s) para tratar esses pacientes. “Observamos que o número de pessoas em estado mais grave tem ficado mais intenso, então é uma preocupação”, disse o secretário de Saúde Alysson Bestene.

Segundo o secretário, pelo menos 37 respiradores estão em processo de aquisição, em parceria com o Ministério do Trabalho, e devem chegar entre os dias 30 de maio e 5 de junho. “Também há a possibilidade de, junto ao Ministério da Saúde, conseguirmos mais dez respiradores, ou conseguirmos em outros estados”, declarou.

O Acre possui apenas três leitos específicos para UTI Covid disponíveis, quantitativo que poderá ser ampliado através de parcerias. “Estamos buscando parceria com outros estados que não estão superlotados, como é o caso do Mato Grosso, onde ainda existem leitos que não estão precisando”, explicou Alysson Bestene.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*