2209-cotidiano-davidfriale-acrefeijonew

Estudioso afirma que já choveu o dobro do esperado para setembro

 

Friale: já choveu o dobro para setembro

O último fim de semana foi marcado por temporais na maior parte do Estado. Consequência de uma frente fria que chegou à região. Além da chuva, a queda na temperatura amenizou o forte calor.

Dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) revelam que o acumulado pluviométrico (quantidade de chuva) chega a 185 milímetros. O índice já é o dobro do que é esperado para todo o mês: 96 milímetros, em média.

Sobre esse valor, o pesquisador climático David Friale faz uma observação. “O mais interessante é que essas chuvas ocorreram em, apenas, quatro ocasiões, o que equivale dizer que toda vez, as chuvas foram volumosas”, explicou.

Agosto, que é considerado um dos meses mais secos do ano, também superou a média de chuvas para o período em mais de 100%. Friale enfatiza que até o fim de setembro estão previstos mais temporais.

Previsão do tempo para hoje

Para esta segunda-feira, 22, são poucas as possibilidades de chuva. O sol deve ficar entre nuvens e o calor volta a prevalecer no Vale do Acre. Os termômetros podem chegar aos 32 graus.

No Juruá, o tempo fica instável. Chuvas rápidas podem ocorrer a qualquer hora do dia. A temperatura não ultrapassa os 29 graus.

Deixe uma resposta