1408-cotidiano-comercio

Fecomercio avalia pesquisa do IBGE

Pós-isolamento pode ser uma das causas do consumo

Presidente da Federação do Comércio do Estado do Acre, Leandro Domingos, avaliou como positivo o resultado da Pesquisa Mensal de Comércio (PMC) divulgado nesta quinta-feira, 14, pelo IBGE.

Na pesquisa, o Acre foi apontado como destaque no crescimento do setor varejista. Domingos explicou que o resultado é muito positivo se levado em consideração o início do ano de 2014 em que o estado passou por uma crise de abastecimento em decorrência da enchente do Rio Madeira.

Ele disse ainda que o reflexo é resultado da demanda que estava “paralisada” durante a cheia do rio e ao longo dos últimos dois meses foram sendo supridas, fazendo o comércio varejista no Acre voltar à normalidade. “A expectativa é que este resultado melhore até o fim do ano. A economia no estado tem crescido e o que se espera é que continue evoluindo”, finalizou Leandro.

A pesquisa

A PMC realiza o estudo com empresas comerciais que possuam 20 ou mais pessoas ocupadas, e cuja receita bruta, seja predominantemente da atividade comercial e varejista.

Dezessete das 27 unidades federativas apresentaram resultados positivos na comparação com o mês de junho de 2013. O Acre foi destaque em dois resultados, em termos de variações positivas do volume de vendas, com crescimento de 15%, seguido de Rondônia 9,9% e Roraima 9,1%. No varejo ampliado, o Acre obteve 5,1%, seguido da Paraíba 4,9%, Rondônia 4,2%, e Ceará com 2,8%.

Deixe uma resposta