0209-cotidiano-comercio3

Fecomercio: consumidores acrianos não planejam gastos

Apenas 26% dos consumidores gastam de forma planejada

Segundo pesquisa da Fecomercio, a maioria dos acrianos não planeja para gastar e não tem controle sobre os gastos com cartão de crédito. Elaborada para que os comerciantes definam estratégias de negócios no varejo, a pesquisa apontou ainda que cerca de 50% da população está com a renda comprometida.

O levantamento foi realizado entre os dias 15 e 22 de agosto com 423 pessoas em Rio Branco. De forma geral, foi apurado que mais da metade dos entrevistados não tem planejamento sobre seus gastos. Quase todos possuem algum tipo de dívida, seja fixa ou não.

Segundo o superintendente da Fecomercio, Egídio Garó, o encantamento por bens e serviços, liquidações e facilidade de crédito muitas vezes fazem o consumidor perder o controle financeiro.

“O que chamou a atenção da federação é que o consumidor ainda está endividado, não planeja seus gastos, não consegue quitar suas dívidas ao mesmo tempo e recorre a um empréstimo ou outro para pagar contas que já estão vencidas”, comentou Garó.
A pesquisa também demonstrou a preocupação do consumidor com a redução dos gastos. Em abril, apenas 33% da população informou redução com gastos de lazer, por exemplo. Em, agosto essa preocupação aumentou para 46% dos entrevistados.

Quanto ao planejamento aconteceu o inverso. Enquanto que em abril, 37% dos entrevistados disseram gastar conforme o orçamento, evitando dívidas, em agosto o levantamento apontou que apenas 26% dos consumidores gastam de forma planejada.
Os dados obtidos pelo Instituto Fecomercio de pesquisa empresarial do Acre (Ifepac), são informados aos comerciantes, para ajudar nas estratégias de negócio.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*