Banner-expotecsbpc

Feira de tecnologia atrai centenas de visitantes a SBPC

Feira mostra as novidades em tecnoogia no país

A Expotec é uma das maiores feiras de tecnologia do país e está na SBPC. O evento faz parte da Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, pela primeira vez realizada no Acre.

“Tem tantas novidades que a gente só acompanha pela televisão e que agora estão aqui no nosso estado. Isso é muito interessante”, relatou o estudante Wallace Cueto.

Um satélite pode ser construído no tamanho de uma caixa de sapato. Isso só é capaz graças à nanotecnologia. O experimento é desenvolvido por estudantes do ITA, o Instituto de Tecnologia da Aeronáutica.

“A ideia é que possamos coletar dados meteorológicos e imagens. Com isso, a gente mostra que um nano satélite é capaz de fazer esse tipo de coleta”, enfatizou Rafael Januzi, estudante do ITA.

No espaço da Eletrobras/Eletronorte, uma casa em miniatura simula o consumo de energia elétrica que, se bem aproveitado, pode gerar uma economia e tanto no fim do mês.
“Fazendo pequenos ajustes, como utilizar equipamentos mais modernos, o valor da conta de luz pode ter diminuição de 18%”, argumenta o representante da empresa Edson Raulino.
Essas e outras novidades atraíram o público. Quem foi aprovou e gostou do que viu.
“Gostei das pesquisas da Marinha e do espaço dedicado à cultura indígena, mostra a nossa terra”, expôs a pedagoga Mara Cristina.

E não é só de inovação que vive a feira. Depois de tanta tecnologia, que tal se divertir? Dentro da tenda existe um espaço com várias opções de entretenimento. “Depois de tantos experimentos, a gente tem que ‘desestressar’ um pouco”, brinca o estudante Roger Augusto.

A Expotec vai até o próximo domingo. A feira é aberta ao público a partir das 10h da manhã no campus da Universidade Federal do Acre, em Rio Branco.

Deixe uma resposta